Página Inicial Imprimir
Menu
Boas Vindas
1
Visitante não-Pagão
1
1° Vez aqui?
1
Artigos
1
Enciclopédia
1
Eventos
~~~~~~~~~~~~
Interatividade
1
Cursos Online
1
a
 
Definições
O que é Bruxaria?
1
O que é Wicca?
1
O que é Paganismo?
1
O que é Neopaganismo?
1
O que é Xamanismo?
1
O que é Druidismo?
==
O que é Neodruidismo?
1
Equívocos Comuns
1
Os Treze Princípios
1
Indicação de Livros
1
Inquisições e o surgimento do Cristianismo
1
Outras definições
1
Os Sabbats
1
Os Esbás
1
Ritos de Passagem (Novo)
1
Fases da Lua
a
 
Contato
Formulário de Contato
1
Orkut
1
Siga-nos no Twitter!
a
 
a
 
Busca


 
 
 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 
 

Druidismo

"Os Druidas ensinam muitas coisas a respeito das estrelas, da magnitude do universo e da nossa terra, da natureza das coisas e dos poderes dos deuses imortais"
César, Imperador Romano

Antigo Druida , do Costume of the British Isles, de Meyrich & Smith, 1821.

Orinalmente associado às tradiçoes dos celtas, o druidismo é um caminho espiritual de natureza pagã (acredita na sacralidade da natureza).

Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etmiológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-européia que significa saber). Assim, druida significaria aquele que tem o conhecimento do caravalho. O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.

Hoje sabemos muito pouco sobre os druidas históricos, e esse pouco foi relatado por historiadores gregos e romanos que tiveram contato com os celtas nos séculos antecedentes a era cristã. Eles os descreveram como poderosos sacerdotes, sábios e juristas, e também como inspirados poetas, místicos e conselheiros. Apesar dessa visão de que eles eram sacerdotes, embora eles presidissem cerimõnias religiosas conflitando as informações, os druidas assumiarm o papel de diretores espirituais dos rituais, conduzindo a realização dos ritos, e não de mediadores entre os deuses e o homem, como acontece em outras religiões, como o Islamismo ou o cristianismo.

Para se tornar um druida, um jovem candidato deveria dedicar de doze a vinte anos de estudos, dada a enorme quantidade de informações que um druida precisava absorver sobre diversas diciplinas. Eles deveriam ser muito versáteis, tanto no conhecimento de leis, até na prática da cura, como atesta uma das tríades da Grã-Bretanha, que diz:

"Três deveres de um druida:
-Curar a si mesmo
-Curar a comunidade;
-Curar a terra.
Pois assim não fizer, não poderá ser chamado de druida.
(Triades da Ilha da Bretanha)"

A sabedoria druídica era composta de um vasto número de versos como esse acima, decorados para facilitar a memorização de diversos níveis de conhecimento. Os celtas não passavam seus conhecimentos por escrito, valendo-se da tradição oral como meio de preservação de sua sabedoria.

Pode ter havido um centro de ensino druídico na ilha de Anglesey (Ynis Mon, em galês), mas nada se sabe sobre o que era ensinado ali. De sua literatura oral (cânticos sagrados, fórmulas mágicas e encantamentos) nada restou, sequer em tradução. Mesmo as lendas consideradas druídicas chegaram até nós através do prisma da interpretação cristã, o que torna difícil determinar o sentido original das mesmas.

As tradições que ainda existem do que poderiam ter sido suas práticas religiosas foram conservadas no meio rural e incluem a observância do Halloween(Samhaim), rituais de colheita, plantas e animais que trazem boa ou má sorte e coisas do gênero. Todavia, mesmo tais tradições podem ter sido influenciadas pela cultura de povos vizinhos.

Apesar de muitos druidas morrerem e levarem contigo muitas informações relevantes, mesmo assim a essência do druidismo, seus conceitos fundamentais e suas crenças, permaneceram imutaveis até os dias de hoje.

Druidismo Hoje

Hoje em dia o Druidismo é o termo usado para designar a religião praticada pelos neodruidas, isto é, aqueles que através de estudos profundos da história e arqueologia, buscam resgatar a religião dos druidas antigos e adaptá-la para os dias de hoje. O neodruidismo é uma religião pagã, animista e politeísta.

Atualmente existem muitos grupos oriundos da Europa central e ocidental que desejam firmar o druidismo, através da prática desta religião. Um destes covens é a Bétula Druida ("Birch Druids") cuja origem é em Londres. Existem outros grupos em todo o mundo, inclusive na Austrália e no Brasil , que trouxeram o druidismo para o Hemisfério Sul. No Brasil existem representantes da Druidnetwork (rede druídica mundial) e de importantes ordens como a inglesa Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas.

comente

<< Voltar

__________________________________________________________________________________________

"A natureza grita, mas poucos escutam. Pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Viva de forma SUSTENTAVEL! Lembre-se dos 3 R's:  REDUZA o uso, REÚSE o que puder, RECICLE tudo o que for possível."

Aries Touro Gêmeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes