Página Inicial Imprimir
Menu
Boas Vindas
1
Visitante não-Pagão
1
1° Vez aqui?
1
Artigos
1
Enciclopédia
1
Eventos
~~~~~~~~~~~~
Interatividade
1
Cursos Online
1
a
 
Definições
O que é Bruxaria?
1
O que é Wicca?
1
O que é Paganismo?
1
O que é Neopaganismo?
1
O que é Xamanismo?
1
O que é Druidismo?
==
O que é Neodruidismo?
1
Equívocos Comuns
1
Os Treze Princípios
1
Indicação de Livros
1
Inquisições e o surgimento do Cristianismo
1
Outras definições
1
Os Sabbats
1
Os Esbás
1
Ritos de Passagem (Novo)
1
Fases da Lua
a
 
Contato
Formulário de Contato
1
Orkut
1
Siga-nos no Twitter!
a
 
a
 
Busca


 
 
 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 
 

Esclarecimentos sobre a Bruxaria e o Paganismo

Os Adeptus do Paganismo, Neo-Paganismo, Bruxaria, Wicca, etc:

  • Não acreditam nem adoram o que os Cristãos conhecem como Satã ou Demônio; O Paganismo surgiu a muito tempo e os seus praticantes tentam reviver as crenças de um período que remonta aos primórdios da humanidade, um período muito anterior ao Cristianismo. O diabo foi uma criação do Cristianismo e não tem absolutamente nada a ver com as crenças pagãs.
  • A Wicca ou outra forma de paganismo, não é, não será e nem nunca foi um culto e/ou uma seita, culto, é o nome de uma celebração onde fies seguem cegamente um líder, no paganismo não há a presença de líderes, portanto não confundam.
  • Não sacrificam animais ou seres humanos em seus ritos; os animais, assim como todo ser vivi é respeitado e adorado pelos pagãos portanto não se faz nada de mal com eles, o respeito é uma das metas do paganismo.
  • Não acreditam num ponto de vista dualístico de opostos absolutos, como por exemplo: de "bem contra o mal". Pagãos acreditam que todas as coisas existem em seu próprio lugar, e que nós devemos nos empenhar em dinamizar o balanço e a harmonia.
  • Não odeiam ou desprezam os Cristãos, a Bíblia, Jesus Cristo, os Islâmicos, o Alcorão, Maomé ou qualquer outra expressão religiosa. Ao contrário, advogam o direito à plena liberdade de expressão religiosa para todas as pessoas, independente de credo ou denominação; Simplesmente acreditam em outras deidades.
  • Não são sexualmente anticonvencionais (embora o respeito à diversidade, inclusive a sexual, seja um valor importante para eles);
  • Não encorajam o abuso de drogas e orgias sexuais durante seus ritos privados ou públicos; Não há exigências ou qualquer proibição dentro da filosofia pagã. Aqueles que seguem uma dieta vegetariana, ou quem se abstém de álcool, cigarro, etc...fazem isso por escolha própria, não pela fé que segue. Mas nos ritos não são muito bem vindos.

Além disso vale lembrar que:

  • Os pagãos não submetem outras pessoas à suas crenças e idéias.Portanto nunca um pagão ou Bruxo baterá em sua porta para vender livros e divulgarem "a palavra".
  • Todos os praticantes de Wicca são neo-pagãos, mas nem todos os neo-pagãos são praticantes de Wicca. 
  • Todos os praticantes de Wicca são bruxos, mas nem todos os bruxos são praticantes de Wicca.
  • Não tem como ser Pagão e continuar seguindo os ensinamentos e caminhos de outra religião fora das vertentes pagãs, pois são ensinamentos e crenças totalmente opostos!

O Paganismo é um legítimo, coerente e responsável caminho espiritual e está envolvido com a sacralização de todas as coisas, ao respeito a toda forma de vida e ao amor e honra a família e amigos.

 

comente

<< Voltar

__________________________________________________________________________________________

"A natureza grita, mas poucos escutam. Pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Viva de forma SUSTENTAVEL! Lembre-se dos 3 R's:  REDUZA o uso, REÚSE o que puder, RECICLE tudo o que for possível."

Aries Touro Gêmeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes