Página Inicial Imprimir
Menu
Boas Vindas
1
Visitante não-Pagão
1
1° Vez aqui?
1
Artigos
1
Enciclopédia
1
Eventos
~~~~~~~~~~~~
Interatividade
1
Cursos Online
1
a
 
Definições
O que é Bruxaria?
1
O que é Wicca?
1
O que é Paganismo?
1
O que é Neopaganismo?
1
O que é Xamanismo?
1
O que é Druidismo?
==
O que é Neodruidismo?
1
Equívocos Comuns
1
Os Treze Princípios
1
Indicação de Livros
1
Inquisições e o surgimento do Cristianismo
1
Outras definições
1
Os Sabbats
1
Os Esbás
1
Ritos de Passagem (Novo)
1
Fases da Lua
a
 
Contato
Formulário de Contato
1
Orkut
1
Siga-nos no Twitter!
a
 
a
 
Busca


 
 
 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 
 

Halloween

Muito além de doces ou travessuras

Lanterna de Halloween

Apesar de os Estados Unidos ser o país mais conhecido por comemorar o Halloween, esta festa tradicional norte-americana, teve sua origem do outro lado do mundo e remonta as tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C, e foi trazida para o ocidente pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX.

Originalmente, sem muita relação com a forma com que os americanos comemoram hoje o Halloween, a comemoração era um festival do calendário celta, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do verão, para os Celtas, o Samhain marcava o maior momento de mudança do ano - uma virada no tempo e também na vida de todos. Os Celtas acreditavam que este momento mágico abria um tipo de conexão com os mortos, e que nesta época, o mundo dos vivos ficava mais próximo do mundo dos mortos, e os espíritos viajavam novamente entre os vivos. Muitas das atividades do festival estavam ligadas a essa crença, e muitas daquelas práticas se desenvolveram nas tradições do Halloween de hoje. Mas como os Celtas não registravam com escrita sua história, muitos historiadores discordam das práticas e crenças dos celtas. Então, ninguem pode afirmar com certeza de como era este festival.

Com a disseminação do cristianismo na Europa, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada do dia de todos os santos, inicialmente comemorada no mês de maio (aproximadamente dia 13), viesse a ser comemorada no dia 1º de novembro. Dessa forma, os bábaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do Samhain. A partir dai as práticas pagãs do festival de Samhain começaram a se fundir com as práticas cristãs, caracterizando então a festa de Halloween que conhecemos hoje.

No Brasil, a festa de Halloween, mais conhecida como "Dia das Bruxas" não faz parte das comemorações oficiais, mas com a inflûencia da mídia por exemplo, algumas pessoas costumam celebrar esta data como forma de diversão, geralmente em casas noturnas, escolas, shoppings, etc. Muitos brasileiros defendem que a data, deveria ser deixada de lado, e argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi aprovado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Na celebração atual do Halloween, podemo notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da imagem das bruxas criadas durante a inquisição. Hoje a festa tornou-se um produto da mescla de várias tradições, trazidas pelos imigrantes irlandeses integradas de modo peculiar na sua cultura, as fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião desta festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, que como sabemos não reflete a realidade dos cultos pagãos.

Veja mais:

 

comente

<< Voltar

__________________________________________________________________________________________

"A natureza grita, mas poucos escutam. Pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Viva de forma SUSTENTAVEL! Lembre-se dos 3 R's:  REDUZA o uso, REÚSE o que puder, RECICLE tudo o que for possível."

Aries Touro Gêmeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes