Página Inicial Imprimir
Menu
Boas Vindas
1
Visitante não-Pagão
1
1° Vez aqui?
1
Artigos
1
Enciclopédia
1
Eventos
~~~~~~~~~~~~
Interatividade
1
Cursos Online
1
a
 
Definições
O que é Bruxaria?
1
O que é Wicca?
1
O que é Paganismo?
1
O que é Neopaganismo?
1
O que é Xamanismo?
1
O que é Druidismo?
==
O que é Neodruidismo?
1
Equívocos Comuns
1
Os Treze Princípios
1
Indicação de Livros
1
Inquisições e o surgimento do Cristianismo
1
Outras definições
1
Os Sabbats
1
Os Esbás
1
Ritos de Passagem (Novo)
1
Fases da Lua
a
 
Contato
Formulário de Contato
1
Orkut
1
Siga-nos no Twitter!
a
 
a
 
Busca


 
 
 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 
 

Neodruidismo

Druidas modernos celebrando em Stonehenge, GB

Depois de adormecido por séculos, vindo a despertar em 1717, quando o irlandês John Toland, juntamente com o Inglês Jonh Aubrey, fundou a Druid Order. Esta é a primeira de muitas ordens druídicas a surgir nessa época.

O tema atraiu tanto interesse que, décadas mais tarde, nomes de peso da literatura inglêsa como Willian Blake e Posteriormente W.B. Yeats contrinbuíram de forma determinante para o ressurgimento do druidismo, inicialmente como uma sociedade secreta que depois evoluiu mais publicamente para uma organização de socorro mútuo dos seus membros do mesmo modo como ocorre com a marçonaria, iluminat e rosa-cruz. Como ocorria nessas organizaçãoes, era importante criar um "pedigree" que atestasse a antiguidade da ordem em questão. Assim surgiram interpretações fantasiosas das origens do druidismo. Desde afirmações que os druidas eram descendentes de Abraão até que a Grã-Bretanha era a bíblica Terra Prometida. Nesta época o rigor histórico dava lugar a uma desesperada tentativa de conciliar o cristianismo e o druidismo. E ao longo do tempo outras ordens foram criadas seguindo esses mesmos princípios. Um delas é a Ancient Order of Druids, que existe ainda hoje e conta com aproximadamente 3000 membros na Grã-Bretanha.

Mas ainda estava por aparecer o grande responsável pelo renascimento druídico do séc. XVIII, Edward Williams, era um galês apaixonado pela cultura celta e possuidor de um profundo senso patriótico e fazia de tudo para dar ao povo galês uma identidade que contrastasse com a cultura imposta pelos ingleses. Eles estava disposto a fazer de tudo mesmo, e isso incluia até forjar textos e manuscritos a fim de provar a autenticidade celta em suas criações. Willian ganhou notoriedade em 1792 quando realizou um ritual para inaugurar sua Assembléia de Druidas em plena Londres. Depois disso, outras ordens se inspiravam em susas obras despertando assim um grande interesse em pesquisas arqueológicas e antropológicas nos séculos XIX E XX trazendo assim um novo folego a muitas dessas ordens criadas anteriormente que, amparadas nas descobertas, conseguiram resgatar os elementos do druidismo histórico.

Graças a essa nova postura, mais séria e responsável, que em 1964 surgia a Order of Bards, Ovates and Druids. Resgatando o druidismo celta e livrando-o de elementos estranhos, como as influências cristãs e hindus, seu fundador, Ross Nichols, foi muito importante para a consolidação do druidismo moderno. Na década de 70, uma ordem irmã, a British Druid Order, foi fundada por Philip Shallcrass. Não demorou para ele dividir a liderança da Ordem com uma carismática mais jovem druidesa chamada Emma Restall Orr, autora dos principais livros sobre o druidismo da atualidade.

A ordem cresceu mundialmente, nos quatro cantos do mundo com afiliados espalhados. Emma fazia frequentes viagens a diversis paises dando palestras, cursos e iniciações, e com o druidismo parecia crescer cada vez mais fora da Grã-Bretanha, ela decidiu, em maio de 2003, fortalecer o contato com outros paises e ampliar as atividades mundialmente. Para isso, ela criou a DruidNetwork, uma organização para unir grupos e indivíduos que sigam práticas druídicas.

Neodruidismo no Brasil

Em 2002, a convite da editora Hi-Brasil e da Hera Mágica Cultural, Emma veio ao Brasil para apresentar seu trabalho em um workshop e uma série de eventos. Pela primeira vez, o público brasileiro teve acesso direto a uma das principais lideranças do druidismo. Atualmente, o escritor Claudio Quintino, um dos representantes da DruidNetwork no Brasil, dá continuidade a esse trabalho através de workshops, palestras, textos e artigos que apresentam o druidismo, suas características e sua profunda validade a mais e mais interessados.

comente

<< Voltar

__________________________________________________________________________________________

"A natureza grita, mas poucos escutam. Pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Viva de forma SUSTENTAVEL! Lembre-se dos 3 R's:  REDUZA o uso, REÚSE o que puder, RECICLE tudo o que for possível."

Aries Touro Gêmeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes