Página Inicial Imprimir
Menu
Boas Vindas
1
Visitante não-Pagão
1
1° Vez aqui?
1
Artigos
1
Enciclopédia
1
Eventos
~~~~~~~~~~~~
Interatividade
1
Cursos Online
1
a
 
Definições
O que é Bruxaria?
1
O que é Wicca?
1
O que é Paganismo?
1
O que é Neopaganismo?
1
O que é Xamanismo?
1
O que é Druidismo?
==
O que é Neodruidismo?
1
Equívocos Comuns
1
Os Treze Princípios
1
Indicação de Livros
1
Inquisições e o surgimento do Cristianismo
1
Outras definições
1
Os Sabbats
1
Os Esbás
1
Ritos de Passagem (Novo)
1
Fases da Lua
a
 
Contato
Formulário de Contato
1
Orkut
1
Siga-nos no Twitter!
a
 
a
 
Busca


 
 
 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 
 

Tabuleiro Ouija - É apenas um jogo - não é?

O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superficie plana de plástico, papel, vidro ou madeira, com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um idicador móvel, utilizado supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Nos estados unidos, há um jogo de tabuleiro registrado no departamento de comércio com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.

No Brasil, há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apois para a utilização de lápis durante as sessões, moedas e outros objetos.

Explicações

  • Científica

Cientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.
O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.

  • Espiritualista

Alguns espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.

História

O tabuleiro Ouija surgiu como um jogo de salão em meados dos anos 1800, quando o espiritismo e a canalização estavam no auge da moda. A palavra Ouija é uma mistura das palavras em francês e Alamão para "Sim". Adolphus Theodore Wagner foi quem primeiro inventou as tábuas Ouija, por vezes conhecidas como tábuas falantes, em Londres, Inglaterra, no dia 23 de janeiro de 1854. Na patente, Wagner chamou sua invenção de um "psicográfico" e seu objetivo era ler as mentes das pessoas com "energia nervosa". Em 1861, o francês Allan Kardec descreveu o tabuleiro como um instrumento que permite a comunicação aberta com o mundo espiritual. Em apenas sete anos, o tabuleiro Ouija tinha evoluido de algo para ler as mentes a um portal de comunicação com os mortos.

Os tabuleiros Ouija modernos foram desenvolvidos pelo invetor William Huld. Huld vendeu sua patente aos fabricantes Parker Brothers em 1966. As tábuas Ouija, como são conhecidas hoje, nada se parecem com o protótipo original.Os cerca de 20-25 milhões de tabuleiros Ouija vendidos pela Parker Brothers consistem de um tabuleiro retangular coberto com letras de madeira que representam o alfabeto, as palavras sim, não, adeus e os números 0-9. Também incluído com o "jogo" é uma prancheta de plástico em forma de coração. A prancheta é o 'ponteiro' criado para deslizar sobre a placa sob a direção de forças sobrenaturais, fazendo comentários e perguntas ao destacar dúvidas e comentários. Parker Brothers comercializou os Tabuleiros Ouija sob o slogan: "É apenas um jogo - não é?".

comente

<< Voltar

__________________________________________________________________________________________

"A natureza grita, mas poucos escutam. Pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Viva de forma SUSTENTAVEL! Lembre-se dos 3 R's:  REDUZA o uso, REÚSE o que puder, RECICLE tudo o que for possível."

Aries Touro Gêmeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes