Página Inicial Imprimir
Menu
Boas Vindas
1
Visitante não-Pagão
1
1° Vez aqui?
1
Artigos
1
Enciclopédia
1
Eventos
~~~~~~~~~~~~
Interatividade
1
Cursos Online
1
a
 
Definições
O que é Bruxaria?
1
O que é Wicca?
1
O que é Paganismo?
1
O que é Neopaganismo?
1
O que é Xamanismo?
1
O que é Druidismo?
==
O que é Neodruidismo?
1
Equívocos Comuns
1
Os Treze Princípios
1
Indicação de Livros
1
Inquisições e o surgimento do Cristianismo
1
Outras definições
1
Os Sabbats
1
Os Esbás
1
Ritos de Passagem (Novo)
1
Fases da Lua
a
 
Contato
Formulário de Contato
1
Orkut
1
Siga-nos no Twitter!
a
 
a
 
Busca


 
 
 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica. 
 

Wicca

A Wicca é uma religião iniciatica e pode ser praticada de forma tradicional quanto de forma solitária. Nas formas tradicionais, os praticantes avançam através dos graus de iniciação da religião e geralmente trabalham em covens. Quando esses praticantes passam pelo ritual de iniciação na religião, ao se apresentarem aos Deuses, se apresentam com o nome dito "mágico" que será de conhecimento dele mesmo e dos Deuses. A iniciação da Wicca corresponde ao mesmo tempo ao sacerdócio. Ou seja, todo wiccano iniciado é considerado um sacerdote ou sacerdotisa, podendo assim realizar e dirigir rituais.

Há também um grande número de pessoas que praticam sozinhas, celebrando os ritos sozinhos e/ou em grupo formado por outros praticantes solitários.

Uma outra característica na Wicca é a celebração de festivais sazonais conhecidos como Sabbats, dos quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano e a celebração de festivais de mudança das luas cheias, que são conhecidos como Esbats.

A Wicca é também uma religião tipicamente duoteísta, que tem como figuras centrais, uma Deusa e um Deus, que são vistos tradicionalmente como a Mãe tríplice e o Deus Cornífero. Todas as formas de Wicca cultuam A Deusa e O Deus, variando o grau de importância dado ao culto de cada um deles, pois apesar de existirem tradições que cultuam a Deusa com maior ênfase, o culto aos dois com igual dedicação é um ponto forte e mais presente nas crenças da religião devido ao trabalho com equilibrio entre os Gêneros Divinos, feminino e masculino.

As crenças Wicca variam muito entre as diferentes tradições. No entanto, existem vários pontos em comum entre esses diferentes grupos, que geralmente incluem pontos de vista sobre teologia, vida após a morte, magia e moralidade .

Ela envolve a prática ritual da magia, em grande parte influênciada pela magia cerimônial dos séculos passados, geralmente em conjunto com um código de moralidade liberal conhecido como o Wiccan Rede, embora isso não seja respeitado por todos os seguidores e praticantes.

Vale lembrar que embora sejam algumas vezes usadas como sinonimo, Wicca e bruxaria são conceitos diferentes. (Veja História da Wicca), e também não devemos confundir a Wicca com o neopaganismo, uma vez que a Wicca é apenas uma das expressões do neopaganismo.

História da Wicca

A Wicca foi popularizada em meados da década de 1950 pelo funcionário público inglês aposentado Gerald B. Gardner.

Gardner acreditava que as práticas da Bruxaria, estavam se perdendo com o tempo e resolveu "dar uma nova roupagem" as práticas dando o nome de de culto as bruxas" e "bruxaria" e a partir da década de 1960 o nome da religião foi normalizada para "Wicca", ninguem sabe ao certo de onde veio esse nome, mas muitos acreditam que tenha vindo do inglês arcaico, Wicce, que significa "Girar, Moldar..." e relativa da raiz germânica de "wit", que quer dizer "saber" ou "sabedoria".

Como naquela época não havia uma referência concreta e unificada sobre a Bruxaria, pelo qual poderia se basear com segurança, portanto Gardner adicionou então, tudo que achava relevante, de diversas religiões e crenças do mundo todo (Magia Cerimonial, Marçonaria, Thelema...), sendo muito criticado e acusado de deturpar a Bruxaria.

Mesmo assim, quando as últimas leis anti-bruxaria foram revogadas na inglaterra, Gardner lançou seus dois livros, o "Bruxaria Hoje" (Witchcraft Today, 1954) e "O Significado da Bruxaria" (The Meaning Of Witchcraft, 1957). E desde então tornando não só uma religião conhecida, mas também uma religião reconhecida e praticada por milhares de pessoas em todo o mundo, acreditam-se que sejam aproximadamente 12 milhões de seguidores espalhados pelo planeta.

Veja mais:

 

comente

<< Voltar

__________________________________________________________________________________________

"A natureza grita, mas poucos escutam. Pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Viva de forma SUSTENTAVEL! Lembre-se dos 3 R's:  REDUZA o uso, REÚSE o que puder, RECICLE tudo o que for possível."

Aries Touro Gêmeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes